ENCICLOPÉDIA REVERENCIA ARQUITETOS NEGROS



Autor: Eve M. Khan
Data: 02/07/2004
 
Publicado originalmente no New York Times, edição de 3 de junho de 2004, sob o título A Book Remembers Forgotten Architects.
Tradução: Mauro Almada

*   *   *

Saiu, nos EUA, uma nova enciclopédia, intitulada African American Architects: a biographical dictionary 1865-1945, e editada pela Routledge, que retira do quase anonimato 151 profissionais negros norte-americanos, entre os quais nove mulheres. Muitos deles tiveram que se passar por brancos para sobreviver. Outros atrelaram suas vidas à de membros da aristocracia negra: por exemplo, William S. Pittman, de Dallas, que se casou com Portia Washington, uma pianista profissional, filha de Booker T. Washington (1).




Entre os arquitetos homenageados se inclui Thomas W. Boyde Jr., autor do projeto de um hospital, construído em Rochester, NY (1933), que inspirou os membros da Ku Klux Klan a fazer arder uma cruz, ali bem próximo. E também John Henry Blanche que, em 1948, na Carolina do Sul, foi obrigado a fazer as provas do 'exame de ordem', necessárias à obtenção do registro profissional, num... depósito de material, segregado dos candidatos brancos ! Outro arquiteto negro – Horace King, um escravo liberto – construiu algumas das primeiras pontes que atravessaram rios do Alabama e da Georgia, enquanto Joseph M. Bartholomew Sr., um paisagista, implantava sofisticados campos de golfe na periferia de Nova Orleans, embora não lhe fosse permitido utilizá-los.
  
Talvez o mais conhecido desses pioneiros arquitetos negros tenha sido Paul Revere Williams, que ergueu mansões para algumas estrelas de Hollywood, como Tyrone Power, Frank Sinatra e Otto Preminger, além de edifícios públicos, como a sede da Prefeitura de Los Angeles (Los Angeles County Courthouse).

O editor da Enciclopédia, Dreck Spurlock Wilson, Vice-Diretor de Edificações do Distrito de Columbia, trabalhou dois anos coletando material para a obra. "Nas Faculdades de Arquitetura não se ensina nada sobre esses profissionais negros", comenta ele. "E ainda há muito a ser descoberto. Os descendentes e familiares desses arquitetos ainda possuem documentos, fotos e desenhos originais, e não sabem que destino lhes dar". Wilson conseguiu retratos de quase todos os arquitetos incluídos na Enciclopédia e é a primeira vez que muitos deles têm sua imagem publicada. A obra inclui vários perfis escritos por parentes dos homenageados, inclusive o de William E. Coleman Jr., composto por seu filho, Yves Francis Coleman. Coleman pai nasceu em 1922, estudou numa escola secundária para negros, em Baltimore, e se diplomou em Yale, no ano de 1947. Após projetar uma casa para o torch singer Libby Holman, Coleman se estabeleceu em Paris. Uma frase, no seu verbete, diz o seguinte: "Seu divórcio da Arquitetura foi tão radical que, quando Albert Camus se dispôs a apresentá-lo a Le Corbusier, agradeceu a oferta e não foi ao encontro".



*

N.T.

(1) Booker T. Washington (1856-1915), um ex-escravo, é considerado o primeiro educador negro dos EUA. Fundou, em 1881, o Tuskegee Institute, no Alabama. Em sua famosa autobiografia, Up From Slavery, descreve como, através do estudo e do trabalho, conquistou esse reconhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas